terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

HEROINAS E HEROIS




Pintura de Delacroix utilizada no Post


A história humana é épica, portanto não pode prescindir de heróis e heroínas. As diferentes naturezas de homens e mulher nos une no sentido arquetípico do Mito do Herói. Ainda que impulsos internos que mobilizem a ação heroica de machos e fêmeas possam se diferenciar na mobilização da vontade a origem está ligada ao senso épico de nossa essência.

No post anterior fiz referências a mulher cubana (Yoani Sanches) que denuncia o arbítrio na sociedade castrista. Fidel Castro Incorporou o mito do herói que salva seu povo do comando arbitrário, mas contaminado pelo canto encantador do poder, sucumbiu e ao invés de libertar seu povo o aprisiona na fantasia da proteção sustentada na ideologia da luta de classes, na luta do Bem contra o Mal, do oprimido contra o opressor.

Sem perceber que se tornou opressor, eliminadas, ou abatidas, as vozes “dissonantes” masculinas, a força do coletivo retorna na presença da mãe libertadora: A mulher. Quando os homens fracassam ou se equivocam, resta à natureza a mobilização da força da heroína:

A mãe que cuida do filho abandonado pelo pai;

A mulher que cuida do homem enfermo;

A mãe santificada como Virgem Maria” para salvar os AFLITOS sofridos;

A Joana D’Arc que empunha a bandeira da libertação que guia o povo.

Neste momento, quando vemos mulheres eleitas como Governantas de Milhões de humanos, já podemos pensar que o papel feminino cresce em importância coletiva, como melhor alternativa superando os homens que perdidos no encantamento do poder abandonam seus princípios e papel épico de herói em função de prazeres pessoais.

JÁ PODEMOS PRENUNCIAR
(lat praenuntiare)

Os homens, estão se mostrando fracos, vacilantes e inconsistentes.  Esses... Fracos, cansados e abatidos seres sem referências, ainda que inflacionados de Poder, cedem espaços para mulheres que suprem a necessidade básica e humana de referências éticas e de princípios na condução de nossa civilização.

AVANTE MULHERES, A ESPERANÇA RENASCE.
OS HOMENS,

ENFRAQUECIDOS, SUCUMBEM...

COMO VERMES INCONSCIENTES.

Pobres homens!

Obs.: O oposto das heroínas,  são as heroinas descompensadas. post que se segue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário