domingo, 15 de agosto de 2010

MULHER MODERNA PROCURA...

Stella - Passione- Rede Globo

Quem assistiu À Procura de Mr. Goodbar (Looking for Mr. Goodbar, 1977), sabe que o filme aborda a arquetípica tendência feminina de procurar ou esperar, o Príncipe Encantado. Esta busca que representa a procura do parceiro de acasalamento que associado e consolidado na tradição social se soma à complexidade desta realização na sociedade moderna.

O filme conta a trajetória autodestrutiva de Theresa Dunn, uma jovem e quieta professora durante o dia, mas que durante à noite busca incansavelmente o "homem perfeito", a quem ela chama de "Mr. Goodbar". Em meio ao ambiente boêmio, bebidas e drogas dos bares noturnos dos anos 70, sua busca vai trilhando caminhos cada vez mais perigosos, e fora de controle. No final o desenrolar dos acontecimentos revela as razões do comportamento de Theresa diante da vida.

Na novela global Passione a personagem Stella (Mulher de Saulo e mãe de Danilo, Sinval e Lorena. Fina elegante e sensual, é infeliz no casamento.) , guardadas as devidas diferenças de realidade se mostra parecida com a Theresa do filme.

Com a diferença de que Stella (estrela) já fez seu voto de aliança, construiu sua família mas descobre-se infeliz dentro de um casamento com um homem obcecado pelo domínio e pelo poder. E esta infelicidade se torna a justificativa que a leva a sair à procura de um homem que possa, nas tardes, saciar sua fome de afeto, suas necessidades sexuais e... Seu desejo de vingança, quando faz do poderoso Saulo um homem que é obrigado a se curvar, ao seu desejo, dividindo sua mulher com qualquer anônimo das ruas.

Quando chamo de fome aquilo que ela sacia, o faço porque que não se pode chamar de carência a pulsão que a leva à se entregar aos estranhos homens da cidade grande, mas de uma necessidade natural transformada em obsessão, metamorfoseando a tradicional mãe de familia, refinada, numa mulher devoradora de homens. Ela sai pelas ruas montada na sua carruagem vermelha, com os olhos de águia, como predadora, caçando o menino tolo, o objeto que utilizará em seu ritual de sacrificio, uma efígie arquetípica: Sacia-me ou devoro-te. Por enquanto ela é devoradora, enquanto é devorada pela infelicidade apenas percebida pelo seu serviçal masculino.


   Looking for Mr. Goodbar
Diane Keaton


Nenhum comentário:

Postar um comentário