quinta-feira, 10 de junho de 2010

TODO MUNDO NÚ

A noticia:-

"Há um grupo de pessoas no Facebook que dizem que, se o Chile ganhar a Copa, sairão para comemorar nus pelas ruas. Por causa disso, eu faço essa promessa aqui. Se a seleção chilena sair campeã, venho fazer o programa nua - avisou Conserva."
Há algumas semanas atrás o Técnico Maradona avisou que se a Argentina ganhar a copa da Africa, sairá pela pelas ruas de Buenos Aires.
Os grupos no Face Book se multiplicam de pessoas prometendo sair nuas para comemorar a conquista do campeonato.

A associação e a questão são imediatas:  Estariam as pessoas querendo apenas se promover, ou elas estão simplesmente mostrando a necessidade de exporem suas intimidades para o coletivo como forma de se 
diferenciarem do coletivo ou de se diluirem nesse coletivo?
Há muitos anos deixei de não considerar eventos sociais e coletivos que se agregam pela identidade de atitudes.
Por exemplo: quando o facismo se anuncia no comportamento de um ditador, ou seja, quando um ditador se arvora em salvador de uma sociedade em nome da história, minha luz de alerta se acende. Esse tipo de comportamento contamina gente da mesma espécie, e um evento isolado e regionalizado pode se expandir e se tornar continental. É o receio que nutro pelo esquerdismo oportunista de Chaves.

Esse comportamento de oferecer a nudez, gratuitamente, em nome de uma comemoração ou para que os outros comemorem chama-me a atenção. Parece-me ritual de sacrificio.
Ofereçer a nudez, abandonar as máscaras sociais, mostrar ao outro como realmente se é.
Parece instigante. Tirar a roupa em nome da celebração, como homenagem. Não o fazer por dinheiro, como é o desejo de muitas, vendendo a nudez. Oferecendo-a de graça como celebração. 
A nudez que no primitivismo podia ser natural se tornou interessante a partir de sua cobertura. A curiosidade foi acionada e o mistério se fez magia. O natural se transformou em especial, excepcional e se criou o ritual da retirada dos véus para que a consciência, sabedora, do pecado pudesse observá-lo.

Se na tradição religiosa a maçã  degustada simboliza o homem abandonando a inocência, a ingenuidade e a tomada de consciência do prazer e do pecado. Para mim quando o ser humano cobriu seu corpo e conquista a consciência pela curiosidade deperta. A consciência nasce dessa curiosidade. Por isso fico a pensar se o ritual de oferecimento da nudez não é mais do que satisfazer a curiosidade do outro de ver, ou a necessidade do sujeito de se mostrar, para ser a busca do  individuo no reencontro consigo mesmo, num ritual de sacrificio e oferecimento, nesta sociedade saciada e despersonalizada.

E voce?  Se oferece ao sacrificio neste ritual para rencontrar-se consigo mesmo, nu?

Nenhum comentário:

Postar um comentário