quinta-feira, 4 de março de 2010

INSTINTO SELVAGEM



    Angelina Jolie
Exposição de Photos de David Lachapelle
Viena

O cavalo representa a força símbolo do psiquismo inconsciente, arquétipo próximo ao da mãe, memória o mundo, memória do tempo. O cavalo branco, cavalo celeste, simboliza o instinto controlado, dominado, sublimado. Representação da conquista humana. Top de estágio. Desafios superados, dragões vencidos, exatamente porque o cavalo representa a dimensão de trevas do mundo ctoniano. Um animal maravilhoso, força poderosa, filho a noite, o mistério, portador da morte, e da vida simultaneamente, ligado ao fogo destruidor e à água vital.

Figura mítica como Pégaso representa a fusão dos planos superior e inferior, a passagem, a sublimação dos desejos e das pulsões, bem como a força dos desejos e as pulsões. Pégaso leva a Zeus o raio celeste, mesmo tendo nascido dos amores de Poseidon e da Górgona e da terra fecundada pelo sangue da Górgona.

Quando se vê a Bela Jolie próxima a um animal tão esplêndido imediatamente podemos nos lembrar do filme EQQUS (1977), retirado da peça de teatro original escrita em 1973 por Peter Shaffer, que relata a história de um psicanalista que acompanha num tratamento analítico um jovem adolescente que vive uma estranha e patológica relação de amor, fáscínio sexual e religioso por cavalos.

Para escrever a obra, Shaffer inspirou-se num crime real, que envolvia um adolescente que cegou seis cavalos. Construiu um relato fictício sobre o que poderia ter causado o incidente, sem conhecer nenhum detalhe do crime. Na década de 1970 a peça chamou atenção em todo o mundo pelo inusitado envolvimento sexual extra espécie,entre um ser humano e um cavalo, abordando um tema Tabu, a sexualidade e sua projeção patológica. Recentemente o protagonista de Harry Potter nos cinemas, o jovem Daniel Radcliffe foi tentar novos ares no teatro interpretando esse jovem atormentado na peça "Eqqus".

Humanos e cavalos sempre conviveram. Para humanos cavalos sempre representaram a força, a velocidade, arma estratégica na guerra, o transporte rápido, a superação de dificuldades, o trabalho, o domínio sobre a força instintiva e selvagem. E além disso a sofisticação, a beleza, a competição, a disciplina, a interação plena com a força sob domínio.

Daniel Radcliffe -Cena da peça Eqqus



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário