quarta-feira, 17 de março de 2010

PODER



Aktionshose Genitalpanic 1969
Valie Export 

Todos nos arriscamos a sermos, uma hora ou outra, injustos com alguém. O que significa errarmos na avaliação, no diagnóstico do ato e do cenário e no foco da questão.
Como seres "Polarizados", oscilamos entre os extremos. Quanto mais diferenciados somos menos oscilamos, menos riscos corremos e mais imparciais nos projetamos. O oposto é verdadeiro: Quanto mais misturados maior a labilidade, mais corremos o risco de  parcialidade e de erros em avaliações e conceitos.
Um dos eventos que concorrem com a parcialidade é a intenção de dominio e a postura de poder.
Como os homens sempre foram referência de poder e domínio, oscilaram mais entre o domínio tirãnico e a flexibilidade  complacente. Nessa modernidade é comum perceber essa complacência "benevolente" com o sexo feminino ainda que o homem tenha incorporado, ao longo dos milênios, o papel de macho autocrático e protetor da família.
Neste aspecto as mulheres se mostram mais intransigentes e menos flexiveis.
Como historicamente o sexo feminino foi muito tripudiado e submetido à tirania masculina, neste momento, quando se pode falar em igualdade de direitos entre os sexos, as mulheres se mostram mais castradoras, dominadoras, autoritárias e menos flexiveis do que os homens. Ou seja, mais homens do que os homens, o que pode levá-las,  por vaidade e orgulho, a se tornarem mais tirânicas, egocentradas. Deixam de exercitar a igualdade para praticarem a superioridade. Tempos da guerra entre os sexos ainda se desenvolverão
Neste aspecto, os homens podem avançar mais do que as mulheres na maturação e no desenvolvimento de pósturas mais éticas, justas e respeitosas. E as mulheres ancoradas no papel de vítimas  correm o risco de se mostrarem mais injustas, o que contrariará a história feminina. Na realidade negará a natureza feminina na mulher realçando o pior do masculino nelas. O que na dimensão pessoal pode representar abrir a vávula do machismo feminino e fechar a torneira da feminilidade. Isto aparentemente pode não ser um problema,  mas  representará a perda de um canal fundamental para o equilibrio da natureza feminina: A conexão com o sentido mágico da vida e com o Divino Espírito Santo.
 Mas... este é o risco que todos corremos por nos afastar do eixo do divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário