segunda-feira, 8 de março de 2010

IRENE


Irene de Melloneves -1917...2007-
Escritora
Academia Mineira de Letras


"As Mãos que Embalam o Berço

são as Mãos que

Governam o Mundo"


Abri mala pequena, frasqueira com divisórias e cantos. Me apareceu um pente grande com um pouco de poeira, fios de teus cabelos em hibernação, testemunhas vivas de tua ausência., de tua morte. Cabelos sempre sobrevivem depois que o corpo se desfaz.

Revivi teu gesto ao se pentear, cabelos brancos cacheados, esmero e determinação. Me pareceu voltar no tempo ou o tempo voltou em mim e te trouxe bem perto, mistérios presentes a me entontecer, Irene mãe. Você querida, em constante vigília nos meus dias vagamundeantes de torpor do nada saber, certamente a gravitar sobre os canteiros sonhados que não vingaram. Acordo a mente e te seqüestro em passado/presente, mãos, pés, gestos, nariz afiladinho de vestal caída em campo de contundências. Braba vida de incautos arremessos para o quase nada e tu ainda acreditavas.

Quero, mãe Irene, guardar de ti a força do querer. Herdar de ti a crença, o terço, o arquivo de sonhos que eram teus olhos. E depois, um dia entender nossos caminhos de pedras e ardores; nossas mãos marcadas dos cajados que foram se esfolando pelas estradas e encruzilhadas de armadilhas, nossa cumplicidade de umbigo justificando tudo.

Dia abafado de sol quente em estação de inverno pelo avesso. O tempo, dono de tudo, querendo me arquear as costas maduras e ainda nada sei. Apenas assisto ao compasso dos mendigos da luz que desfilam buscas e incompreensões, eu também catando Lilases e Edelweiss em pedra bruta, esperando brotar água limpa nos grotões das minhas saudades e devaneios. Herança tua, rastros teus, Irene.



Registros de filha tua em dia 8 Internacional da Mulher.
Ines de Mello





Um comentário:

  1. Tomei conhecimento da obra de Irene Melloneves recentemente graças à uma exposição dedicada a ela em Mateus Leme. Obra encantadora! Do pouco que li, do muito que lerei.

    ResponderExcluir