sábado, 22 de maio de 2010

FEMININO MASCULINO


Invocação a Priapo Sec I d.C., Pompéia ,
Casa dei Vettii 

É senso comum que comum mulheres sejam mais predispostas aos cuidados pessoais e que homens tenham mais dificuldade em se cuidarem. Mulheres desenvolvem ao longo de suas relações essa interação coletiva que permite ao outro interferir em suas vidas de forma suave. Se mostram mais predispostas à interferência do outro, enquanto homens desenvolvem o poder de interferir , são mais pro ativos e tendem a aceitar menos as interferências alheias em suas escolhas.

Associam essas características às diferenças de flexibilidade. Mulheres são mais flexíveis e homens menos, elas mais tolerantes e homens menos, eles mais incisivos e elas menos. Essas diferenças podem produzir grandes desavenças entre homens e mulheres.

Como eles são mais incisivos, suas respostas são mais graves e portanto aparentam mais intolerância ou agressividade, ainda que a força da expressão masculina e a forma de expressar-se seja mais inquisitiva e positiva. Mulheres ao contrário evitam os embates ou confrontos e procuram formas mais suaves de expressar seus desacordos. São mais indiretas, pouco frontais, mais escorregarias e dissimuladas. O que faz delas mais racionais tendo natureza passional e emocional, e o homens mais passionais e emocionais apesar da natureza lógica.

O que os homens possuem de sobra, a força fálica que os prepara para o embate, elas possuem de menos, recuam frente aos embates evitando situações de conflito.

Naturalmente a civilidade tende a fazer prevalecer a forma feminina e a associar a masculina ao primitivismo, principalmente porque o homem fica mais próximo da força bruta, da pulsão explosiva, selvagem e instintiva e a mulher mais próxima do poder de simbolizar e do domínio sobre os impulsos agressivos.

Talvez esse seja um diferencial entre a natureza Fálica do Masculino e a natureza Abstrata e receptiva do Feminino.

O Feminino de natureza se abre para receber, acoplar, alojar, inspirar. Como um flor se abre para o beija flor. Receptor.

O Masculino se arma para penetrar, pousar expirar.

Inspirar e expirar, Incluir e ser incluído, excluir e ser laçado. Um se lança ou outro amortece o recebido.

Diferenças magistrais que fazem de nossa época um exercício excepcional de transformações. Homens transformando suas manifestações e expressões explosivas e aprendendo a alquimia de transmutar a energia masculina explosiva em energia suave e de interação, e mulheres transformando a passividade receptiva em força de iniciativa e de conquista. O masculino fortalecendo sua natureza feminina e o feminino abrindo espaço para sua gênese masculina, para que ambos possam realizar o anseio da natureza: evoluir.
Mundo... Mundo... Vasto mundo... desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário