sábado, 8 de maio de 2010

MATERNIDADE VIII

iluminura árabe, 1489


Em contraposição às imagens do post anterior, há é claro a operação cesária, derivativo do latin caesar “criança vinda ao mundo por meio de uma icisão”, corte, talhe, do latin incisum tardio.

Excluída a necessidade de segurança e de proteção é uma intervenção que realiza o necessário mas impede o evento transformador. Na fuga da dor deixa-se de viver o que fará falta na memória gênica da mulher. O corpo deixa de completar o que precisa finalizar.

Muitas são as mulheres que em nome da estética, para fugir da dor, simplismo, impaciência, desconexão, narcisismo, preferem o talhe, a incisão cirúrgica, à experiência do parto. Equivocam-se ao se referenciar na vaidade,  no encanto narcisico., Sinal de que precisarão compensar a culpa se mostrando na maternidade mais mãe do que o são na realidade, o que pode representar maior risco de se aprisionarem ou aprisionarem seus filhos numa relação que não se realiza, que não se completa.

Definitivamente é simplismo acreditar que não haja diferenças nesses eventos que determinem na mulher sua maturação como individuo. Enquanto um tipo enfrenta o impacto de um parto natural o outro é anestesiado e talhado para o parto. O amortecimento do impacto do parto impede uma vivência definitiva na vida de uma mulher, a partir disso elas podem passar uma vida tentando compensar para os filhos aquilo que impediram para elas.

Quanto aos homens, muitos são os que após assistirem a um parto não conseguem mais aproximação sexual com suas parceiras. Em geral, não conseguem fazer mais sexo com a mulher amante que se transforma em mulher mãe, mulher sagrada. Frente ao impacto do parto ficam emocionalmente impotentes e não conseguem diferenciar a mulher amante profana da maternal sagrada.

Não tenho dúvidas de que excluídas as situações de emergência médica, as mulheres fariam escolhas mais inteligentes para si se preparando para uma das várias possibilidades de parto natural. Desta forma completam mais uma etapa no processo de desenvolvimento e maturação de sua natureza psíquica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário