quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DESCOMPENSAÇÃO


    photo Eve Arnold para Ag. Magnum


Outro dia vi a noticia de que o bebê arremassado na parede faleceu e foi enterrado. Ao longo de minha vida profissional sempre tive a oportunidade de acompanhar mulheres que passaram por estados de Depressão Pós-Parto. No início da década de 1980 passei a indicar o RESGUARDO como uma necessidade fundamental e preventiva para a mulher evitar estados depressivos e permitir ao corpoa volta à configuração padrão.
O período de gravidez provavelmente seja o periodo em que a mulher ao longo de sua vida possui a melhor configuração de proteção física e psiquica. Hormonalmente a mulher está blindada, mas após o parto esta configuração especial é desmontada, e a mulher volta ao "padrão". Se o resguardo é bem feito, o corpo recupera a sua configuração básica, mas se não é, essa configuração "padrão pode não ser reconfigurada, e o resultado aparece como desconpensação, a relação com a realidade fica alterada, a mulher sai do seu eixo de equilíbrio, e o corpo passa a viver em estado permanente de instabilidade. Essa descompensação pode tambem aparecer na linguagem, a mulher tem seu centro compulsivo acionado e aparece na "Fala", ela passa a falar desmedidamente.

A mulher que arremessou o filho, relata que foi comandada por uma figura vestida e negro. Delírio? Surto? Afloramento de núcleo psicótico? Transtorno Bipolar? A avaliação dará o diagnóstico.

A vida moderna favorece transtornos, desequilíbrios, descompensação, tormentos. Vivemos todos no fio da navalha mas as mulheres por possuirem um corpo significativamente mais complexo do que o masculino
estão mais suscetiveis ao desequilibrio. E quando subestimam essa complexidade se superestimando ficam mais próximas do risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário