sábado, 30 de janeiro de 2010

SANTO GRAAL


Santo Graal em Valência
A busca do Santo Graal, para mim, está relacionada com a Consubstanciação.
Ele é mais do que símbolo de ressurreição.
Ele é mais do que fonte da vida eterna.
Como conteúdo  arquetípico, para mim, ele é simbolo
do processo de individuação finalizado.
A
GLORIFICAÇÃO DA CONSUBSTANCIAÇÃO,

"Albert Béguin resume da seguinte forma o essencial do debate: o Graal representa simultaneamente, e substancialmente, o Cristo morto pelos homens, o cálice da Santa Ceia, i. e. a graça divina dada pelo Cristo aos seus discípulos e, por fim, o cálice da missa, que contém o verdadeiro sangue do Salvador. A mesa sobre a qual repousa o vaso é, então, segundo esses três planos, o Santo Sepulcro, a mesa dos Doze Apóstolos e, finalmente, o altar em que se celebra o sacrifício cotidiano. Essas três realidades, a Crucifixão, a Ceia e a Eucaristia, são inseparáveis, e a cerimónia do Graal é a revelação delas, que dá, na comunhão, o conhecimento da pessoa do Cristo e a participação no seu Sacrifício Salvador." Albert Geguin, La Quête du Saint Graal
"O que não deixa de ter relação com a explicação analítica de Jung para quem o Graal simboliza a plenitude interior que os homens sempre buscaram" C.G.Jung, O Homem e seus Símbolos.

A Conquista desta glória exige condições de vida voltadas para esta conquista. As atividades exteriores atraem, seduzem e impedem o processo dessa jornada, dominam e desviam o desejo. Ele está perto e não é visto. É o drama da cegueira diante das realidades espirituais, tanto mais intensa quando mais se crê na sinceridade da busca. Na verdade, o homem é atraído para às condições materiais da 'demanda’ e não para suas condições espirituais.
O Graal  simboliza, a jornada no plano místico, no sentido de sacralização da vida à aventura espiritual e a exigência de interioridade. A pulsão que puxa o individuo para o externo, para o lado de fora, o seduz e o induz à vida profana, . A perfeição humana não se conquista  nas guerras ou com tesouros que representam a ilusão material, mas por uma transformação radical do espírito e do coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário