segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PASSION

 
Anteontem conversas matinais no café da manhã, nos levaram a rever, para relembrar detalhes, o filme Atração Fatal. O filme retrata a pulsão explosiva que envolve a mobilização da Paixão em nós. Para mim um dos grandes desafios do ser humano, na sua jornada, em busca de aprimoramento. Fico pensando que é possível, até certo ponto, evitar este desafio, escapar, fugir deste encontro confronto, o que pode implicar também na paralização do processo de desenvolvimento. Evita-se mas não se avança. É um confronto inevitável em qualquer processo de maturação humana. Somos com que aprisionados numa teia que nos priva da individualidade, da integridade e da lucidez. PAVOROSO! DOIDERA!

 sf (lat passione) 1 Sentimento forte, como o amor, o ódio etc. 2 Movimento impetuoso da alma para o bem ou para o mal. 3 Mais comumente paixão designa amor, atração de um sexo pelo outro. 4 Gosto muito vivo, acentuada predileção por alguma coisa. 5 A coisa, o objeto dessa predileção. 6 Parcialidade, prevenção pró ou contra alguma coisa. 7 Desgosto, mágoa, sofrimento prolongado. 8 Os tormentos padecidos por Cristo ou pelos mártires.

No caso do filme Atração Fatal  "Dan Gallagher lleva una vida perfecta: una esposa maravillosa, un hijo, un buen trabajo. En una fiesta conoce a Alex, una atractiva mujer que le seduce. Para Dan es sólo una aventura ocasional, pero cuando comunica a Alex que lo de ellos se tiene que acabar, ella se niega a ser rechazada y comienza a acosar a Dan, mostrando una obsesión hacia él enfermiza y peligrosa...",  a despersonalização chega ao nível da destruição e da tragédia urbana moderna.

Um dos componentes dessa força de encantamento e de indiferenciação é a energia sexual. É possivel que a energia sexual feminina arda e queime. Quando, na sexualidade,  compara-se a mulher com o fogão de lenha considera-se  o homem como um fogão a gás. o homem mantem aquele calor médio, esquenta rápidamente e, não passa daquilo. E a mulher vai se esquentando aos poucos como um fogão de lenha, até se transformar num vulcão. Não é atoa que muitos são os homens que temem as mulheres poderosas e passionais. Elas assumem um ar de poder e força que subjuga machos e os aniquila. Quando a mulher esquece que esse poder tem limites elas cai no turbilhão de sua loucura, perde as referências de sobrevivência, tanto quanto o homem.
Para a mulher tudo é muito intenso, muito vivido, até a tragédia da união. Sempre pensei que a incompletude do homem pudesse salientar seu lado simbiótico, essa busca da integração com o feminino, e que neste caso as mulheres estariam mais protegidas na sua completude. Mas a tragédia feminina ultrapassa a expectativa de união com o masculino, porque ela busca,  a conexão com o divino, o que supera a conexão com o masculino fixado apenas para reprodução, mas se mostra um desafio muito mais significativo. Enquanto o homem pensava que fazia a mulher foco e objeto sexual deixava de perceber que ele é que é apenas objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário