quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PAIXÃO




Imagem encontrada em manuscrito Alquimico
do século XVII 
 
Para ser  mais claro,  acredito que o " entregar-se" ao universo das paixões, pode significar a batalha inevitável de uma vida, uma verdadeira temeridade. Em geral quando não se sai destruido, se sai dilacerado.
Fico pensando num caminho nem tão lá nem tão cá. Mas as paixões são em geral avassaladoras e devastadoras e dificilmente a pessoa sai ilesa depois de mergular neste mar de lava.


No caso dos homens, a batalha se mostra das mais arrasadoras. Sejam eles avisados ou desavisados. Quando percebem ja estão na boca do dragão sendo triturados emocionalmente. provavelmente essa pulsão tem origem na busca de encontrar a união com a mãe, o caminho que une o masculino ao feminino, busca da harmonia vivinda no corpo da mãe, busca da integração, da incorporação e da transformação.Se essa união não se realiza , vive-se o irrealizado, a incompletude.
Quando se bloqueia a manifestação dessa pulsão, ela aflorará como um vulcão, desestabilizando o elemento, produzindo desvios patológicos de todos os matizes. Para fazer um paralelo, os homens precisam aprender a lidar com esta natureza tanto quanto as mulheres precisam aprender a lidar com a natureza masculina que reside nelas. Ainda que as mulheres possam ser mais completas sendo mais complexas.

Na configuração de constituição do individuo a união masculino feminino permite a formação básica do corpo, apartir da reunião de caracteres dominantes genéticos: definição de sexo, cor de olhos, tamanho, potencialidades, fragilidades, suscetibilidades físicas e organicas, etc. Essas Caracteristicas definirão a base de constituição do individuo fisicamente. Mas a dinâmica e o processo de configuração e de integração de heranças do individuo continua na busca dessa integração e formação da personalidade. E se inicialmente ocorre uma adaptação e adequação, o individuo através de suas escolhas determinará o que prevalecerá nesta reunião de elementos dispáres que o formam.

|A dinâmica de busca da integração permanecerá,  busca de união dos opostos, a metamorfose de integração,  unificação e  conexão. Se inicialmente a força da caracteristica prevalece, com o passar do tempo outras variáveis  determinarão o que prevalecerá.

Neste caldeirão, tormentos, conflitos, confusão e busca de equilíbrio serão a tônica, para escaparmos de uma androginia incômoda.



Se a imagem acima causar desconforto não se preocupe, é assim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário