quarta-feira, 28 de abril de 2010

MATERNIDADE

Ron Mueck, 2001 - Mother and Child
Escultura Hiperrealista
           
Visualize o cenário: O filho cresce, flutua pela adolescência descompromissada e chega ao mundinho dos adultos caretas, e a vida começa a lhe exigir atitudes compromissadas. Aqueles que são preguiçosos e sonsos, não se tocam, nem se plugam, continuam  vagando na adolescência pelo oceano das ilusões.

Os mais experts começam a correr atrás dessa fatídica e inevitável entrada no mercado de trabalho, dá adeus às fantasias infantis da adolescência, começam a se distanciar dos pais, percebem que precisam romper barreiras e abrir espaços, essas babaquices de vida adulta: conquistar um bom emprego, trabalhar, ganhar o pão, sustentar lazer, hábitos de consumo, vaidades, manter-se, investir, e quem sabe ter morada própria para poder usufruir dos direitos da vida adulto, sexo, espaço privativo, bagunça, e coisas mais.

Muitos serão os desafios. Mas e quando a primeira barreira não é rompida? O menino escolheu a profissão que quis, não perguntou prá ninguém sobre a existência de um mercado. Se superestimou acreditando que seus dons seriam facilmente reconhecidos, não aceitou sugestões, se acreditou rei da cocada preta, e agora descobre que aquele campo imenso que iria ocupar, onde só vislumbrou sucesso e fama, já tá todo ocupado, e os poucos espaços que restam são disputados na selvageria da sociedade consumista, envolvida en artimanhas, seduções e todo tipo de artifícios que os desesperados usam.

O SONHO ACABOU!

Aqui começa a realidade. Os mais tradicionais, mesmo encontrando dificuldades, se defrontam com profissões consolidadas que já possuem aceitação e mercado definido. Mas vanguardistas, em novas profissões que surgem a cada dia, encontram muralhas às vezes só transponíveis depois de muita batalha e muita ralação.

E A MÃE?

Ai... Como sofrem! Como essas mães, pobres coitadas, angustiam-se, atormentam-se, se descabelam e envelhecem ao ver seus filhotes sofrendo por  erros que cometeram na ingenuidade da superestima, vaidade, orgulho e prepotência, petulância e até por falta de humildade.

Mães em angústia se corroem em preocupações, como em batalhas míticas de imolação e flagelo.

  continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário