quinta-feira, 22 de abril de 2010

RITOS E LITURGIA

       Santo Graal em Valência
Liturgia - sf (gr leitourgía) 1 Ordem das cerimônias e preces de que se compõe o serviço divino, como se encontra determinado no ritual eclesiástico. 2 As fórmulas consagradas das orações. 3 Rito. 4 Ciência que trata das cerimônias e ritos da Igreja.

Rito -sm (lat ritu) 1 Conjunto de cerimônias e fórmulas de uma religião e de tudo quanto se refere ao seu culto ou liturgia. 2 Cerimonial próprio de qualquer culto. 3 Culto, religião, seita. 4 Ordem ou conjunto de quaisquer cerimônias. 5 Sistema das fórmulas e práticas das organizações maçônicas. R. de iniciação, Sociol: cerimônias, de caráter religioso ou não, realizadas na admissão de um indivíduo a uma sociedade ou associação: Ritos de puberdade. R. de natalício, Sociol: solenidade realizada entre os povos antigos e os selvagens, por ocasião do nascimento de um filho, a fim de purificar mãe e filho e dar a este força e energia. Ritos de puberdade, Sociol: solenidades que marcam a passagem de rapazes ou moças ao estado adulto, implicando, antigamente, provas físicas, tabus alimentares, instrução moral e investidura de sinais visíveis do novo estado. Ritos de purificação, Sociol: V rito de natalício. Ritos nupciais, Sociol: cerimônias oficiais realizadas por ocasião de um enlace matrimonial.

Há pouco dias atrás ouvi um incauto afirmar com ares doutos que rituais e liturgias são procedimentos de um passado e produto de ignorantes e iletrados que não conseguem através da capacidade mental estabelecer conexão com o divino. Fiquei perplexo! Aconteceu algo neste mundo nos últimos cinquenta anos que eu não me dei conta? Fiquei calado ouvindo com humilde complacência. Não consegui nem refletir o conceito de tão estarrecido e chocado.

E quando ouvi aquela pessoa falando que rituais eram bobagens primitivas, coisa de gente ignorante, iletrada, eu pensei na Antropologia, na Biologia, na Sociologia, nas religiões do mundo, na Psicologia, nas ciências dos homens, e... Fiquei mais estarrecido ainda. Não falei nada apenas escutei a palestra.

Princípio básico:

A Ontogênese (Série de transformações sofridas por um ser desde a sua geração até o completo desenvolvimento; evolução individual.) repete a Filogênese (História genealógica de uma espécie ou de um grupo biológico, fundamentada em elementos fornecidos principalmente pela Anatomia Comparada, pela Paleontologia e pela Embriologia).

Quem lida com crianças sabe que as crianças se desenvolvem a partir de ritos bem delineados, eles favorecem a organização dos conteúdos mentais e psíquicos, a aprendizagem, o desenvolvimento de relações harmoniosas com o meio, a formação de estruturas mentais, o desenvolvimento das estruturas de formação do pensamento humano. Mas desconsideremos as crianças.

O corpo possui uma dinâmica de ritos que favorecem o desenvolvimento de relações harmoniosas com o mundo e nas relações sociais somos todos referendados em ritos de sedução, encontros amorosos, iniciação sexual, acasalamento e matrimônio, formação de parcerias, de jogos, ritos de passagem, de agregação, de despedida e morte. E esta não é uma característica da espécie humana, porque os animais também realizam seus ritos de interação como seres da mesma espécie e com o mundo. A não ser que eles são inferiores a nós. Neste caso eles são filhos de um Deus abandônico que não lhes permite desenvolvimento mental e, portanto são impedidos de realizar conexão com o divino.

                                                                                         continua....


A imagem do post, é do Santo-Graal, a Taça Santa que representa o cristo morto pelos homens, a santa ceia, o Cálice em que Jesus Cristo na Celebração da Santa Ceia abençoa com a divina graça seus discípulos num ritual de encontro sagrado do filho de Deus ao lado dos homens com o pai, com o Divino, realizando a conexão com o Espírito Santo .  A igreja com sabedoria repete a celebração na santa missa, dando chance às pessoas, como cristo deu aos apóstolos, de celebrar a comunhão com Deus, num rito de renovação, renascimento e purificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário